Entrar na Escrita Criativa me fez perceber duas coisas (muito) boas:
Eu ainda tenho muito a aprender quando o assunto é escrever
Eu nunca li tanto na minha vida
Sério. Em menos de um mês de aula já fui exposta a tantos teóricos e tantas correntes de pensamento sobre escrita e literatura que a minha cabeça dói só de pensar.
Mas no final das contas, isso é incrível. Porque quanto mais a gente estuda e conhece a teoria, mais fácil a prática se torna. Ou, pelo menos, é nisso que acredito.
Sobre Os Doze Pretendentes: decidi testar uma nova forma de edição pra essa história. Ao invés de deixar a reescrita para o final, vou intercalar esse momento com a criação. A cada quatro ou cinco capítulos, farei uma edição cuidadosa antes de seguir em frente.
E a partir da próxima edição da news, vou apresentar as famílias que povoam o continente de Altarga. Mal posso esperar por isso :)
Atualizando… 🤓
📚 Engatei em Cleopatra & Frankenstein, primeiro romance da autora Coco Mellors, que segundo a crítica é uma “desafiante” à coroa de Sally Rooney. Além disso, também estou lendo A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector.
📹 Meu último vídeo no canal de games levou muito tempo pra ser feito, mas me deixou super feliz. A cada dia fica mais divertido aprender sobre edição de vídeo e ver os resultados materializados no canal.
🎭 Na última sexta-feira, meu professor conseguiu ingressos pra turma inteira assistir “Eu de Você”, monólogo de Denise Fraga com direção de Luiz Villaça. No palco, a atriz interage com a plateia enquanto conta histórias reais com muito humor e emoção. Se passar por aí na sua cidade, não perca a oportunidade.
Vapt vupt 💨
Voltei a ler filosofia e um dos meus insights preferidos vem do imperador romano Marco Aurélio, cujo diário, Meditações, se tornou um dos pilares da filosofia estoica. E diz o seguinte:
Está em nosso poder não ter uma opinião sobre qualquer assunto.
Em tempos de internet, isso é mais válido do que nunca.
Canto da Escrita ✏️
Como saber se você tem ou não uma história?
A dica de hoje vem direto do roteirista Glenn Gers, responsável por sucessos de bilheteria como Um Crime de Mestre e Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro.
Em resumo, Glenn Gers diz o seguinte: se você for incapaz de responder a essas seis perguntas sobre a sua própria história, você não tem uma história. Vamos a elas:
Sobre quem é a história?
O que essa pessoa quer?
Por que ela não consegue ter essa coisa?
O que ela faz sobre esse fato?
Por que isso não funciona?
Como termina?
Mas como eu sempre digo, na Escrita Criativa não existem leis. Se você está na dúvida sobre sua história, aplique as seis perguntas de Glenn Gers e veja se funciona. Se por outro lado, você achar que isso não passa de conversa fiada, tudo bem.
O importante é conseguir visualizar a sua história com clareza, seja qual for o seu método :)
Pra conferir o vídeo na íntegra — infelizmente sem legendas em português — só dar play 👇🏻
Até a próxima! ✨
Muito obrigada por ser um inscrito dessa newsletter! Se você quer apoiar ainda mais o meu trabalho, pode comprar meus livros na Amazon ou fazer uma doação de qualquer valor pelo botãozinho, via PicPay :)