

Discover more from Cafezinho ☕
O melhor é não escrever 🤓
Nesta edição: novas disciplinas, leituras incríveis e um feliz aniversário
Finalizei minha 1ª leitura de Platão — o diálogo Alcibíades I, como falei em edições passadas — e nossa, com itálico e tudo.
A principal reflexão que ficou dessa leitura foi a seguinte: liberdade não é fazer o que a gente quer, mas usar a razão pra escolher fazer aquilo que é justo e bom, sabendo que somos passíveis de falha em nossos julgamentos e ações.
Agora que o medo de mais esse autor clássico sumiu, não vejo a hora de ler outros diálogos. E de reler Alcibíades I quando for necessário.
Sobre Os Doze Pretendentes: a cada capítulo fico mais animada com essa história. Diferentemente de O Fator Elena, o ritmo dessa história é acelerado, com bastante foco em ação. E na relação dos protagonistas, é claro.
Atualizando… 🤓
📚 Dia 16 foi o meu aniversário e ganhei — muitos — livros de presente. Entre eles, alguns que eu já tava de olho faz tempo: A Balada de Adam Henry, de Ian McEwan — um dos meus romancistas preferidos —, Água Viva, de Clarice Lispector e Clarissa, de Érico Veríssimo.
📹 Meu último vídeo foi uma delícia de editar. E parece que a galera do YouTube concordou.
🤠 Corri nos cinemas pra ver o novo filme do Indiana Jones e me lembrei por que gosto tanto de histórias de aventura, ainda mais quando elas se passam em tempos antigos.
✍🏻 Devidamente matriculada no segundo semestre da Escrita Criativa. Entre as disciplinas, peguei Romance, ministrada pelo professor Luiz Antonio de Assis Brasil. E aproveitei pra reler esse livro aqui, que sempre me traz insights bacanas sobre o ofício da escrita.
🌻 Tenho as melhores parceiras do mundo, e eu posso provar.
Canto da Escrita ✏️
Você não precisa escrever todos os dias.
Eu sei, isso contraria boa parte dos conselhos que já dei — tanto aqui quanto no meu perfil no TikTok —, e acredito que Rachel do passado seria a primeira a discordar, mas mudar de opinião também faz parte do processo criativo.
Percebi que escrever em dias alternados me traz mais tranquilidade, paciência e foco pra continuar a história. E que aceitar esses momentos de não-escrita tira uma pressão imensa dos meus ombros. Talvez possa funcionar pra você.
Mas um aviso: não deixe seus dias de folga tomarem conta do processo. A disciplina de voltar ao trabalho precisa existir mesmo depois da folga, ok?
Até a próxima! ✨
Muito obrigada por ser um inscrito dessa newsletter! Se você quer apoiar ainda mais o meu trabalho, pode comprar meus livros na Amazon ou fazer uma doação de qualquer valor pelo botãozinho, via PicPay :)