Pode chegar, 2023!
O ano mal começou e eu não vejo a hora de fevereiro chegar pra ser, oficialmente, uma aluna do curso de Escrita Criativa.
Confesso que com a escrita do novo livro e com o canal de games, deixei meu perfil de escrita no TikTok um pouco de lado. Espero que o curso me dê um gás pra voltar com as dicas. Se não der, pelo menos foi bom enquanto durou 😅
Bora pras atualizações 👇🏻
Sobre O Fator Elena: estou reescrevendo o penúltimo capítulo.
Pra minha surpresa, foi uma das reescritas mais rápidas que já fiz. E pelas minhas previsões é possível que esse processo esteja finalizado — no máximo — até fevereiro.
Acredito que isso se deva ao planejamento mais detalhado antes de começar a escrita, o que me poupou de mudanças bruscas ao longo da história.
Prometo trazer mais detalhes em breve 🤠
Sobre meu primeiro livro de fantasia, Os Doze Pretendentes: depois de criar o mundo e planejar os 7 primeiros capítulos, comecei a escrever o rascunho e estou… encantada.
É bom demais voltar a escrever. Nada de editar, reescrever, revisar, recortar. Mas escrever mesmo, sem saber direito quais palavras vão surgir ou como as frases vão se construir.
Enfim. Como sempre, mais detalhes do mundo, das personagens e da história muito em breve nessa newsletter 👀
Atualizando… 🤓
📚 Sobre leituras da vez: Atonement, de Ian McEwan. Encarar meu livro preferido — versão traduzida aqui — pela primeira vez no idioma original é um desafio e tanto. Mas um desafio bom de se fazer.
😺 Gato de Botas 2 me lembrou por que é tão bom ir ao cinema.
📹 Meu canal de games atingiu mais de 800 inscritos. É um crescimento gigante pra três meses de existência. E eu tô me divertindo pra caramba editando esses vídeos.
🤖 Não sou contra Inteligência Artificial. Aliás, acho que ela mais ajuda do que atrapalha o trabalho criativo. Se ainda não testou, clica aqui pra ter um gostinho…
🤚🏻 Voltei a escrever à mão. O que me obriga a sair à procura de tinta com uma frequência ainda maior. Se você se interessa por canetas tinteiros, mas nunca usou uma, indico essa aqui.
Vapt vupt 💨
Eu prometo nunca mais temer nenhum livro.
Essa reflexão veio depois de ler Uma Vida Pequena, a maior decepção literária que tive em 2022.
Confesso que durante um bom tempo tive medo desse livro. Não somente pela temática reconhecidamente pesada, mas por uma série de fatores externos. O tamanho, o comprometimento de investir meu tempo em quase 800 páginas. Foi mais ou menos o que senti antes de enfrentar Guerra e Paz, que apesar de ser inúmeras vezes maior, foi muito melhor.
Uma Vida Pequena foi uma decepção porque foi raso. As temáticas pesadas foram usadas unicamente com o intuito de chocar. Todos os personagens foram mal construídos. Nada me emocionou, não derramei uma lágrima. Esse livro, que todos me diziam ser uma obra-prima, foi, na melhor das hipóteses, medíocre. Na verdade, Uma Vida Pequena precisa se esforçar muito pra ser medíocre.
Quando terminei a leitura, o primeiro pensamento que me ocorreu foi: por que eu fiquei com tanto medo desse livro?
E a partir de agora, prometi nunca mais temer leitura alguma.
Até a próxima! ✨
Muito obrigada por ser um inscrito dessa newsletter! Se você quer apoiar ainda mais o meu trabalho, pode comprar meus livros na Amazon ou fazer uma doação de qualquer valor pelo botãozinho, via PicPay :)