2 Comentários
Abr 17, 2023Gostado por Rachel Fernandes

Considerando que naquela época não existia o "tio Google", como será que se dava o aprendizado de Leonardo da Vinci? Após decidir que queria descrever a língua do pica-pau, como ele foi em busca de descobrir? observação? livros?

É uma interessante observação para a atualidade, onde o nosso "aprender" é buscar no Google e ler algo resumido (que nem sempre podemos encarar como a resposta certa ou a única resposta possível) e isso nos tire, talvez, o aprendizado verdadeiro pois nos foi dado de mão beijada.

Acho que a observação, as leituras para buscar uma conclusão e a tentativa e erro estão mais próximas de nos ensinar algo do que o Google.

Que sejamos mais como Da Vinci.

Amei a newsletter! (e se houver mais para dividir sobre esse processo de aprendizagem dele, estarei ansiosa para ler)

Expand full comment
author

Amiga, o aprendizado era TODINHO por observação! Como o Leonardo era filho bastardo, as opções eram bem escassas em termos de educação. Tudo o que ele aprendia era fruto de observação e, principalmente, de experiências, que eram repetidas várias vezes ao longo dos anos!!

E eu super concordo contigo: hoje em dia, a gente quer todas as respostas do jeito mais fácil e rápido, né? Ainda bem que muita coisa foi facilitada, mas confesso que sinto falta de NÃO ter todas as respostas. Ou de demorar pra conseguir as danadas hahahaha

Aliás, no finalzinho da biografia tem uma espécie de "20 lições que podemos aprender com Leonardo da Vinci" que resume bem a vibe do livro. Vou te mandar o link aqui, porque me fez repensar várias coisas. Como te conheço e sei que a gente compartilha essa veia criativa, acho que vai te ajudar também!

https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/12/14/mudancas-para-2018-veja-20-licoes-para-aprender-com-leonardo-da-vinci/

Beijos ♥

Expand full comment